sexta-feira, 10 de maio de 2013

EL NIÑO


.O que é?
El niño é um fenômeno climático caracterizado por um aquecimento oceânico das águas superficiais do pacífico. Esse aquecimento ocorre porque a corrente de Humboldt não chega ao Oceano pacífico.
O El niño costuma alterar vários fatores climáticos regionais e globais como, por exemplo, índices pluviométricos padrões de ventos e deslocamento de massas de ar. O período de duração do El Niño varia entre 10 e 18 meses e ele acontece de forma irregular.
Consequências:
    



Ao se tornar mais quentes que o normal, as águas oceânicas do Pacífico tendem a evaporar mais rapidamente e em uma região, ou superfície, mais extensa, e não apenas na parte oeste como ocorreria normalmente.
O superaquecimento das águas além de provocar alterações no clima no regime de chuvas em diversos pontos do planeta e mudanças no regime dos ventos alísios.
Diminuição na quantidade de peixes na região sul do Oceano pacífico e na costa oeste dos Canadá e sul do Oceano Pacífico e na costa oeste dos Canadá e Estados Unidos.
Aumento das tempestades na região central da costa do pacífico.
Secas na região da indonésia, índia e costa leste da Austrália.
No Brasil algumas regiões sofrem o efeito desse fenômeno
Região norte: Diminuição das chuvas no nordeste e leste da Amazônia.
Região nordestes: Intensificação na seca nos período de chuva.
Região centro-oeste: Temperaturas mais altas e redução das chuvas.
Região sudeste: Em algumas áreas ocorre o aumento de chuvas e na maior parte da região ocorre a elevação da temperatura.
Região sul: Aumento das chuvas em alguma área. Essa localidade é a mais afetada por esse fenômeno climático. 
Curiosidades: O termo El Niño é de origem espanhola e se refere a Corrente de El Niño. O nome foi dado por pescadores da costa do Peru e Equador, pois na época do Natal a região costuma receber uma corrente marítima de águas quentes. Por aparecer no período natalino, El Niño O Menino Jesus foi homenageado, pelos pescadores, com o nome do fenômeno climático. O termo popular foi adotado também pelos climatologistas



Colégio Oficina

Professor: Alexandre Anselmo (Xandão)
Alunos:
João Marcos Mororó Costa
Matheus Caires
Isabela Leite
Danilo Hudson
Carla Cangussú
Bernad Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário