sexta-feira, 10 de maio de 2013

EFEITO ESTUFA


O efeito estufa é um processo que  ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície da Terra é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Na verdade, ele acontece há bilhões de anos, impede o planeta de virar uma pedra congelada, e o gás mais importante nesse processo, o vapor d’ água tem um ciclo que não depende do homem.

Parte dos raios provenientes do sol é refletida e direcionada ao espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Ao contrario do significado literal da expressão “efeito estufa”, a atmosfera terrestre não se comporta como uma estufa. Numa estufa, o aquecimento dá-se essencialmente porque a convecção é suprimida. Não há troca de ar entre o interior e o exterior.

Gases do efeito estufa: 

Embora seja prejudicial em excesso, é  na verdade vital para a vida da terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas.
Consequências do efeito estufa:  derretimento de parte das calotas polares; mudanças climáticas; elevação do nível dos oceanos; maior incidência de fenômenos como furacões; tufões; ciclones; secas; extinção de espécies; destruição de ecossistemas e ondas de calor.
O aumento dos gases estufa e sua influência no aquecimento global, tem colocado em confronto forças sociais que não permitem que se trate desse assunto do ponto de vista estritamente científico.
O Brasil está em 4° lugar no ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa na atmosfera.








Colégio Oficina

Professor: Alexandre Anselmo (Xandão)
Alunos: Beatriz 
            Leonardo
            Luisa Carolina
            Julia Menezes
            Julia Galdino
            Rebeca Lessa
            Julio
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário